Evento realizado pelo DNIT com a parceria da ABEETRANS reuniu ministros e outras autoridades
Realizado essa semana em Brasília-DF, o 1° Encontro de Licitações e Contratos do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) que discutiu temas relevantes voltados à área de licitações e contratos, abordando as principais inovações, exigências e oportunidades que a nova legislação trouxe em seu texto.
O presidente executivo da ABEETRANS, Silvio Médici e a responsável pelo jurídico da Associação, Flávia Rapatoni, participaram do evento. Na abertura, o Encontro contou com a presença de dois ministros de Estado: Renan Filho, ministro dos Transportes e Antônio Anastasia, ministro do TCU (Tribunal de Contas da União), além o diretor geral do DNIT, Fabricio Galvão, o diretor executivo, Carlos Antônio Rocha de Barros, e Fábio Pessoa, diretor de Infraestrutura Rodoviária.
A ABEETRANS também deu apoio a organização do evento, que durou três dias, e montou um estande para divulgar o trabalho da Associação e levar o nome de todas as associadas ao evento.
Ao longo dos três dias de debates, foram realizados diversos painéis que trataram de temas como: operacionalização no sistema de compras no gov.br.
Para Silvio, o encontro trouxe a oportunidade de um encontro com os associados que se interessaram pelo tema, para se atualizarem sobre a nova lei de licitação, que ha tempos é um pleito das empresas de engenharia e construção, que por certo irá dar maior peso a qualificação técnica da proposta, do que ao preço, assegurando que o objeto da contração seja executado em conformidade com as especificações, com qualidade e no prazo acordado. “A lei também propicia um diálogo mais aberto entre o poder público contratante e o privado. Temos um longo período de aprendizado mas estamos confiantes que será um primeiro grande passo para normalizar as relações de contratos com os governos, que tem hoje um enorme passivo de obras paralisadas”, afirmou Silvio.